Seminário Diocesano sobre a Campanha da Fraternidade. Diocese de Uberlândia

Buscando atender efetivamente a proposta da Campanha da Fraternidade 2017, que nos chama a refletir sobre os Biomas Brasileiros, a, Diocese de Uberlândia promoveu nos dias 21 e 22 de julho, Seminário Diocesano sobre a Campanha da Fraternidade no Anfiteatro do Bloco 3Q da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Campus Santa Mônica.

Participaram do evento lideranças das comunidades, representantes das comunidades eclesiais de base, técnicos da UFU, Agentes de Pastorais e também Agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) de diferentes paróquias, tornando mais público e popular as reflexões sobre os biomas brasileiros, promovendo assim uma conscientização mais abrangente e mais ousada no sentido de buscar ações concretas de cada pessoa e segmento da sociedade para preservar a vida de toda criatura, do planeta, no planeta.

O objetivo deste seminário foi refletir acerca da situação atual dos biomas brasileiros, em especial do cerrado. Os presentes conheceram o que vem sendo realizado e apresentaram propostas de ações efetivas, visando realizar gestos concretos com a finalidade de reconstrução do Bioma Cerrado qualificando a vida humana e do planeta.

Além de palestras e mesa redonda, os presentes participaram de oficinas com os seguintes temas: nascentes, solo e a destruição pelo agrotóxico e óleo, lençol freático em vista de construção de fossas sépticas, reflorestamento e resíduos sólidos. Foi confeccionado mapas da realidade atual e via satélite, referente aos biomas e as cinco oficinas. Assim, conhecendo a realidade do Cerrado, foram apresentadas propostas para a realização de ações de revitalização, conscientização, reconstrução nas áreas de abrangências da Diocese, bem como proposta de assinaturas em vista da revitalização do Rio Uberabinha.

Por Magda Melo CEBs Regional Leste II

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *