Faltam 30 dias para o 14º Encontro Regional das CEBS do Oeste 2

Em contagem regressiva, a Prelazia de São Félix do Araguaia/MT organiza-se para receber, dos dias 7 a 10 de setembro, os/as delegados/as para o 14º Encontro Regional das CEBs. A estimativa é acolher aproximadamente 600 pessoas, que também já vão se preparando para o 14º Intereclesial, em Londrina, em janeiro de 2018.

O encontro regional acontece no município de São Félix do Araguaia, região nordeste de Mato Grosso, que tem como bispo titular dom Adriano Ciocca e bispo emérito dom Pedro Casaldáliga. Será promovido pelo Setor das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Regional Oeste 2, composta por 141 municípios do estado. O evento será realizado no Centro Comunitário Tia Irene, localizado à beira rio.

O encontro, que terá como tema “CEBs e os desafios do mundo urbano e rural” e o lema “Eu vi o clamor do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7), objetiva celebrar a Caminhada das CEBs, realizando um evento formativo, crítico e propositivo, na perspectiva de fortalecer a identidade e a caminhada do Regional.

Traremos como eixos temáticos: a) A História dos 45 Anos da Prelazia de São Félix do Araguaia, com assessoria de Canuto e Eliseu, Eunice e Luiz Tapirapé; b) Os desafios do mundo urbano e rural de Mato Grosso, com assessoria de Roberto Rossi; c) Tecnologias de Informação e Comunicação, com assessoria de Gibran Lachowski e Ana Paula Carnahiba; d) Que Igreja queremos ser neste contexto de desafios do mundo urbano e rural de Mato Grosso, que neste caso será feita a partir de trabalhos em grupo.

 

Teremos ainda espaços de reflexão e celebração, com grande plenária para a exposição dos conteúdos dos eixos temáticos e também mini plenárias, nas quais se fará o aprofundamento de cada tema na perspectiva da definição dos problemas e/ou desafios e pistas de ação indicadas pelas assessorias. Esperamos concluir com a proposta de “Que Igreja queremos ser” neste contexto de desafios do mundo urbano e rural de Mato Grosso, com a produção de uma Carta Programática.

As comunidades da cidade, que fica às margens do rio Araguaia, já estão na expectativa do encontro, nos preparativos finais para acolher com muito carinho os/as delegados/as. Para isso, acontece agora, entre os dias 08 e 10 de agosto, uma missão em São Félix, feita pelos jovens, com o objetivo de animar as famílias locais para receber os delegados de cada diocese.

Com as bênçãos de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade de São Félix do Araguaia, estaremos de coração aberto à espera de cada um e cada uma no 14º Encontro Regional das Comunidades Eclesiais de Base.

Amém, Axé, Awere, Aleluia!

Com informações de Junio Souza Alves e Flávia dos Santos Nascimento

Fotos: Chico Machado e Cris Costa

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *