Encontrão de CEBs Diocese de Caratinga “CEBs e o grande plano de Deus: o amor”,

“Arte na caminhada das comunidades, pastorais e movimentos populares em tempo de urgência”      

Se é pra ir a luta, eu vou! Se é pra tá presente, eu tô! Pois na vida da gente o que vale é o amor!

Com o tema “CEBs e o grande plano de Deus: o amor”, o Encontrão Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base reuniu aproximadamente 600 pessoas de 47 paróquias da diocese de Caratinga na paróquia de São Sebastião, em Espera Feliz, no último sábado, dia 12 de agosto.

Na parte da manhã, após a calorosa acolhida da paróquia de Espera Feliz, o cantor e compositor Zé Vicente fez uma reflexão com os presentes sobre o tema “Arte na caminhada das comunidades, pastorais e movimentos populares em tempo de urgência”.

De acordo com o padre Jamir Pedro Sobrinho, assessor diocesano das Comunidades Eclesiais de Base, em sua fala o músico incentivou  a caminhada das comunidades. “Foi perfeito, muito boa a parte da manhã”, valorizou padre Jamir. Na parte da tarde foi feito o levantamento das paróquias presentes e acolhida simbólica de seus representantes. Na sequência foi proposta por padre Jamir uma reflexão sobre o discipulado missionário do cristão leigo e da cristã leiga, a partir da iluminação bíblica presente em Lucas 24, que relata a caminhada dos “Discípulos de Emaús”. Em sua fala, padre Jamir relacionou a caminhada dos Discípulos, em direção à Emaús, a muitas das caminhadas de fé das comunidades de base, sendo um importante itinerário de fé. “Lembramos que os discípulos de Emaús estavam caminhando como que cegos, sem perceber Jesus.

Vivemos num contexto de Brasil em que a decepção é muito grande. Os discípulos estavam decepcionados e perderam a esperança. Para ver Jesus é preciso caminhar com Ele, conhecê-lo a partir das Sagradas Escrituras e reconhecê-lo a partir da partilha do pão, só assim que os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus”, detalhou padre Jamir.

 O encontro contemplou também  um estudo do texto base do 14º Intereclesial das CEBs, que acontecerá em Londrina – PR, em janeiro do próximo ano. O Intereclesial tem como tema “CEBs e os desafios no mundo urbano” e como lema “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo”.  “Fizemos um apanhado resumido de todo o texto base e partilhamos com os participantes do que vai acontecer em Londrina. Esta partilha é um reflexo do estudo que já foi feito no ‘Lestão das CEB’s’ neste ano, em Volta Redonda – RJ, com a presença das dioceses do Rio, Minas e Espírito Santo”.

 Após as reflexões, os participantes seguiram em caminhada pelas ruas de Espera Feliz, passando em frente à matriz, onde se encontraram com a comunidade paroquial reunida e juntos, participantes e paroquianos, seguiram até o Parque de Exposições da cidade, onde aconteceu a celebração da Eucaristia, com a e festa de Nossa Senhora da Glória, co-padroeira de Espera Feliz. A celebração foi presidida por padre Jamir e concelebrada pelos Missionários Sacramentinos responsáveis pela paróquia de Espera Feliz, padres Santana, Herval, Francisco João. Concelebraram também os párocos de Mutum, padre José Marcelino, de Conceição de Ipanema, padre João Batista, e de Divino, padre Roberto Carlos.

Após a missa, todos os participantes acompanharam o cantor Zé Vicente, conhecido por ser o cantor das CEBs, que alegrou a todos com a sua música contagiante.

Padre Jamir relata ainda que a alegria tomou conta do encontro e as pessoas que participaram elogiaram o dia. “Muitas nos disseram que nossa diocese precisa realizar mais encontros para fortalecer ainda mais as caminhadas das CEBs”, contou.

Os participantes ainda valorizaram os Grupos de Reflexão com o estudo bíblico. Para eles, o roteiro que está sempre abordando temas atuais da Igreja, oportuniza o crescimento do conhecimento bíblico e doutrinário.

O Encontro foi preparado por uma equipe coordenada pela leiga Andreia Maia, de Espera Feliz, que juntamente com o vigário paroquial de Espera Feliz, padre Francisco João, SDN, e padre Jamir Pedro Sobrinho, articularam toda a realização do encontro. Com o propósito de fortalecimento das Comunidades de Base, nos próximos meses cada forania fará encontros de padres e leigos. “Esse movimento de fortalecer as caminhadas das CEBs é especialmente importante para a nossa diocese, uma vez que em 2019 sediaremos o Encontro Mineiro das CEBs”, finalizou padre Jamir. E ainda embalados pela música de Zé Vicente  comunidades eclesiais de base  da Diocese de Caratinga  reafirmaram: “CEBs e o grande plano de Deus: o amor”!

Esse amor tão bonito vai
Vai gerar nova vida, vai
Cicatrizar feridas, fecundar a paz
Enquanto governa a maldade
A gente canta a liberdade
O amor não se rende jamais
Lauê, lauê, lauê, lauê

Se é pra ir a luta, eu vou!
Se é pra tá presente, eu tô!
Pois na vida da gente o que vale é o amor (bis) (Zé Vicente)

Por  Andreia Maia Fernandes CEBs Diocese de Caratinga

Fotos Andreia Maia Fernandes

 

2 Comentário

  • Zé Vicente

    A passagem por Minas Gerais, nos dias 10 a 13 deste agosto,foi m esmo marcante. Cantamos em Manhuaçu,encerramento da Festa do padroeiro,São Lourenço e, em Espera Feliz, além do vibrante Encontro das CEBs, já relatado ,tão bem, por Andreia Fernandes, fomos com ela e mais alguns amigos, ao Sítio da familia do poeta,Amauri, onde eles vivem uma relação de respeito,cuidado e produção,agro-ecológica,magnífica.
    A gente percebe,sim, uma inquietação muito grande, nas pessoas,nas comunidades, sobre a crise brasileira e, para nós artistas, precisamos mergulhar nas águas profundas da Caminhada,para bebermos e sermos porta-vozes da Profecia Urgente, clamando contra o golpe que a cada momento está sendo aprofundado,contra a democracia, a justiça e os direitos do povão e da natureza. Estou humildemente agradecido ao irmãos e irmãs de Diocese de Caratinga,pelo convite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *