Dom Geremias abençoa os Ícones do Intereclesial na Festa da Santa Cruz

 Que os desafios no mundo urbano não sejam motivos de desânimos, mas de unidade e luta por justiça e igualdade.

Após peregrinar por todo o Paraná os Ícones do 14º Intereclesial das CEBs chegaram na Arquidiocese de Londrina durante o 14zinho, motivo de grande alegria para toda  a Arquidiocese.

Desde então tem peregrinado por essas terras vermelhas, levando a toda as gentes as bênçãos da unidade e fraternidade, características basilares da  vida em comunidade.  Já foram recebidos por Porecatu, Sertanópolis, Ibiporã e agora está no decanato Norte, seguindo depois para o Decanto Leste.

A Paróquia Santa Cruz está vivenciando esse momento de graças. Os Ícones chegaram nos dias de festa da Exaltação à Santa Cruz, padroeira da comunidade e foram recebidos com muito afeto e devoção.  Pe Alexandre, pároco demonstrou agradecimento à comunidade pela presença e pelo gesto concreto em favor dos irmãos acamados, para os quais ofereceram fraldas geriátricas durante o ofertório, demonstrando o olhar atendo aos que sofrem.

Dom Geremias, Arcebispo da Arquidiocese de Londrina presidiu a Celebração no dia dedicado à Exaltação da Santa Cruz e reafirmou seu desejo de estar em comunidade, vivenciando com o povo essa fé que os anima. “Todos crescemos sabendo o valor da Cruz! Com Cristo aprendemos a carregar também a nossa cruz diária, que nos aprofundam no conhecimento de Deus. Cruz não é  símbolo de sofrimento, mas de libertação.  A Cruz não é morada da Morte, nela podemos contemplar os Mistérios de Deus. O  símbolo principal não é a Cruz, mas O que foi nela pregado e Ressuscitou.”

Durante a Celebração  Dom Geremias acolheu os Ìcones do 14º Intereclesial e falou da importância dos símbolos gravados na Cruz de Madeira, representando as Dioceses do Paraná e a luta do povo paranaense e lembrou a  proteção de Nossa Senhora do Rocio ao povo do Paraná.  Reafirmou a alegria de vivenciar a construção e realização do encontro e receber nas comunidades tantos irmãos vindos de todos os lugares do Brasil e até da América Latina. Quanto as Desafios no Mundo Urbano, tema do Intereclesial, ficou claro a posição da Igreja de Londrina,  nas palavras de Dom Geremias  “Não podemos fechar nossos olhos as cruzes que afligem tantos irmãos, a cruz do desemprego, da violência, do preconceito e tantas outras que o povo carrega. Deus não nos abandona! Assim como exaltou seu Filho, também nos exaltará por seu amor!”   

Pe Alexandre agradeceu a presença de Dom Geremias na Paróquia Santa Cruz  dizendo: “O Senhor é para nós como um irmão mais velho, que aponta o caminho para Deus, e nos fortalece ouvirmos os apelos que precisamos responder enquanto Igreja!”

Após a celebração toda a comunidade se encontrou no salão paroquial para uma bonita partilha, momento esse em que Dom Geremias se fez presente e conversou com a comunidade,  colocando em prática as palavras do Papa Francisco: “A vida consagrada deve conduzir à proximidade com as pessoas, proximidade física, espiritual, conhecer as pessoas”, recordando que “seguir Cristo significa carregar sobre si o ferido que encontramos ao longo da estrada, ir à procura da ovelha perdida, estar próximo às pessoas, partilhar suas alegrias e suas dores, mostrar com o nosso amor o rosto paterno de Deus e o carinho maternal da Igreja”

Assim por onde passam os Ícones do 14º Intereclesial seguem promovendo o desejo de um a Igreja de irmãos, onde os desafios no mundo urbano não sejam motivo de desânimos, mas de unidade e luta por justiça e igualdade.  A Paróquia Santa Cruz deu testemunho de sua vivencia de comunidade, que anuncia, denuncia, partilha e  consola.

Fotos Julio Bernardelli (Pascom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *