Dom Geremias no Encontro de Assessores e Assessoras para o Intereclesial das CEBs.

O Encontro de Assessores e Assessoras aconteceu nos dia 30 de setembro e 01 de outubro, na cidade de Londrina  e   marcou positivamente a caminhada das Comunidades Eclesiais de Base rumo ao Intereclesial.

Dom Geremias, Arcebispo da Arquidiocese de Londrina, fez questão de estar presente e, pela primeira vez encontrou    assessores e assessoras das CEBs do Brasil, animando a todos os presentes, ao demonstrar  alegria em participar dessa construção  e, acima de tudo,   a esperança de que  a Igreja de Londrina colha os frutos plantados e cultivados nesse tempo de graças, onde  todos e todas  se mobilizam para acolher e celebrar a vida das CEBs. O Intereclesial não termina quando acaba o encontro, as reflexões se espalham como sementes e frutificam nas comunidades, daí a importância de assessores e assessoras comprometidos com essa proposta.

Este encontro já era bastante esperado, pela qualidade e pensamento que tem que sair daqui, para dar o rumo a todo o trabalho do Intereclesial. Vocês acabaram de fazer uma leitura de toda a conjuntura. Talvez o mais difícil. É na periferia que vamos encontrar os maiores desesperos, mas também as maiores esperanças. O 14 Intereclesial,  deverá ser um marco. Deverá ter a capacidade de indicar desafios e soluções, seja de maneira geral ou imediata, para que nosso povo possa continuar caminhado. Enquanto Igreja, queremos aproveitar este espaço de discussão junto com outras iniciativas, Santas missões populares, Grupos Bíblicos de Reflexão e todas as forças vivas de nossa Igreja local. Queremos aproveitar tudo isto em vista destes grandes desafios que é a cultura urbana em nosso tempo. As respostas da cultura urbana devem vir da própria cultura.”

Dom Geremias reencontrou  assessores das CEBs do Brasil    que  já conhecia    e   disse  da certeza de que  todo o trabalho  será  pautado “numa boa teologia e na realidade, fatores que contribuirão imensamente para a caminhada das comunidades.”

 E como já havia afirmado durante o Catorzinho, Dom Geremias deixou claro que confia no êxito do Intereclesial: “Assim como é boa essa terra, como é bom esse povo e como é bom, acima de tudo, o Paraná. Eu acredito no sucesso pleno do 14º Intereclesial”.

Seu otimismo animou os participantes do encontro, pois como anfitrião demonstrou compreender o  Intereclesial como  encontro das comunidades, que deve apresentar pistas para  o trabalho na base.

Fotos Luiz Vianna – Pascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *