Ações prioritárias 2018 – Ampliada Regional de Mato Grosso

Por ocasião da reunião da Ampliada Regional das CEBs, realizada no dia 14 de outubro de 2017, na diocese de Primavera do Leste/Paranatinga, projetamos as atividades comuns das CEBs para 2018. Os desafios são muitos e complexos, porém, dada as nossas condições e capacidades, priorizamos algumas linhas de ação, sem excluir o que já realizamos em âmbito de dioceses. As ações prioritárias são as seguintes:

  1. Fortalecimento do laicato como “sujeito eclesial” (DAp, n. 497a)

A Igreja no Brasil vai celebrar, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, à 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”. O tema escolhido para animar o Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

O Ano do Laicato terá como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”. A partir desse objetivo, decidimos realizar as seguintes atividades:

 

– Encontros interdiocesanos de formação: a temática foca o estudo e a prática do documento 105: ‘Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade’ e demais documentos do Papa Francisco sobre o Laicato. Entre eles, a Carta do Papa Francisco ao Cardeal Marc Ouellet, Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina;

– Assembleia Regional do laicato: as coordenações diocesanas procurem garantir que animadoras e animadores das CEBs possam participar desta assembleia;

– Conselho de leigos e leigas: as coordenações diocesanas tomem a iniciativa para dinamizar a criação ou fortalecimento do conselho de leigos e leigas nas suas respectivas dioceses;

– Curso de formação para o Laicato: A CNBB Oeste 02 irá promover, em 2018, um curso de formação para o laicato. O curso será realizado em algumas cidades polos do Estado de Mato Grosso. Sugere-se que as animadoras e animadores das CEBs participem desse curso.

  1. Formação em Comunicação Popular Alternativa

O processo de formação em comunicação visa a capacitação teórica e de modo aplicado à realidade e ao cotidiano da paróquia/comunidade/diocese; integrar e fortalecer laços entre membros das CEBs e entidades sociais ligadas às lutas sociais; pensar alternativas práticas de comunicação.

O processo de formação será conduzido por Gibran e Ana Paula, da equipe de assessoria das CEBs regional. Cabe às coordenações diocesanas propor a formação em suas respectivas dioceses. As dioceses de Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis/Guiratinga (mês de março), Sinop (mês de maio), Prelazia São Félix do Araguaia (mês de março), Primavera do Leste/Paranatinga, já definiram suas datas.

Além disso, estamos pensando a construção de um processo de formação fé e política, considerando a missão do Laicato no campo da política, os desafios oriundos do modelo de desenvolvimento mato-grossense capitaneado pelo agronegócio, cujas consequências são concentração violenta da terra e da riqueza e a degradação ambiental. Em parceria com o Centro Burnier, iremos realizar o 1º Encontro de cristãos e cristãs na política no mês de abril de 2018.

Finalmente, nosso calendário ainda propõe a Assembleia Regional das CEBs, reuniões da Ampliada Regional, reuniões da equipe de assessoria etc.

15º Intereclesial das CEBs: já é conhecimento de todos e todas nossa proposta de sediar o 15º Intereclesial. Caso se confirme, teremos uma grande missão para os próximos quatro anos.

FONTE: Relatório Ampliada CEBs Regional Oeste 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *