II Encontrão de CEBs da Forania de Ipanema-MG

Uma Igreja a serviço da vida plena para todos

 Com o tema “Uma Igreja a serviço da vida plena para todos”, uma parcela significativa do povo de Deus, participou do II Encontrão das CEBs da Forania de Ipanema, na Diocese de Caratinga-MG, nos dias 27 a 29 de outubro de 2017.

Cada uma das sete paróquias da Forania estava bem representada, reunindo cerca de 250 pessoas. leigos e leigas, padres, seminaristas e religiosas presentes e cheios de animação e de olhos abertos para a realidade, rezaram, refletiram, cantaram e buscaram pistas de ação para o fortalecimento das CEBs diante dos atuais desafios de nossa sociedade.

Todos foram acolhidos com uma linda celebração onde foi feita a recordação do primeiro encontro das CEBs da Forania de Ipanema na cidade de Mutum em 2008.

A luz da iluminação bíblica Mt 25,31-46, Magda Melo, assessora do encontro apontou sobre a realidade atual, convidando-nos a manter acesa a lamparina da esperança, fazendo relação com a Cebs e o lema do encontro: “Todas as vezes que vocês praticaram a justiça a um dos meus irmãos, foi a mim que o fizeram”.

A partir do método ver, julgar, agir, os participantes do encontro partilharam suas experiencias de uma Igreja em saída, em perspectiva missionária, mais simples, mais próxima do povo, mais leve e a serviço da vida plena para todos. Sendo iluminados pelos desafios apontados pelo Papa Francisco, a assessoria possibilitou aos participantes uma revisão da caminhada de CEBs, destacando as urgências e passos que as comunidades devem firmar para a defesa e resgate da vida plena para todos.

O encontro teve como eixo as seguintes oficinas: Grupo de reflexão, Catequese, Juventude, Educação e cultura, Ecologia integral, Política como arte do bem comum. Cada oficina realizada apresentou uma riqueza de conteúdo e de pistas de ação. Entre elas destacam-se: a necessidade de firmar os grupos de reflexão como “a força escondida de Deus no meio das comunidades; a necessidade de uma conversão pastoral para sair de uma catequese de manutenção para uma catequese de Iniciação à Vida Cristã; O respeito pela diversidade cultural e religiosa; a recuperação de práticas ecológicas e preservação do meio ambiente em nossas comunidades; Uma juventude que ousa sonhar e seja capaz de motivar outros jovens na busca de um mundo melhor; Capacidade de indignar-se com os rumos da política nacional, de não cruzar os braços e trabalhar com seriedade e responsabilidade para não reconduzirmos ao poder os que, através de esquemas de corrupção, traem os direitos do povo brasileiro.

Por Magda Mello, Comunicação das CEBs do Brasil – Lestão

Em sintonia com o 14° intereclesial de Cebs os participantes do encontro voltaram para suas comunidades com o mesmo espirito que inspirou Moises a ir ao encontro do povo para responder aos seus clamores.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *