Projeto Músicas da Caminhada. Emerson Sbardelotti

“Manter viva a memória, apresentar  canções das CEBs  às novas gerações, reunir estas músicas num único canal,   onde possam ouvi-las e baixá-las, com rapidez, segurança e qualidade.”

 O Observatório da Evangelização publicou  uma entrevista com Emerson Sbardelotti, coordenador do Canal Músicas da Caminhada, que agrupa as músicas que animaram e continuam a animar a caminhada de fé da Igreja dos Pobres.

Surgido no ano de 2016, o Canal já conta com mais de 360 canções. Além de ouvir  e curtir, você também pode contribuir e participar. Basta acessar o canal Músicas da Caminhada no YouTube, deixar o seu recado, partilhar o seu testemunho de como determinada música marcou o seu seguimento de Jesus e a sua caminhada de fé. Você também pode sugerir outras canções para fazer parte do canal.

 Entrevista

Observatório de Evangelização: Como surgiu o Projeto Músicas da Caminhada? A quem se destina?

O projeto Músicas da Caminhada nasceu como resposta às necessidades surgidas na própria caminhada da fé. Vamos listar algumas delas:

Uma primeira necessidade: a de encontrar aquelas músicas bonitas das Comunidades Eclesiais de Base, lá dos primórdios, gravadas nos antigos discos de vinil pela COMEP/Paulinas, sobretudo, aquelas que não chegaram a sair em formato de CD, e que vez ou outra aparecem na set list de alguma pessoa no YouTube.

Uma segunda necessidade: manter viva a memória de tais canções que não estão mais sendo vinculadas nas rádios e TVs católicas e muito menos, cantadas nas nossas comunidades.

Uma terceira necessidade: apresentar tais canções às novas gerações; para que descubram a beleza poético-musical dos/as artistas da caminhada, que durante anos e anos, alimentaram nossas celebrações, encontros, reuniões, assembleias, retiros etc; com suas cantigas de amor, paz, luta, compromisso, missão e profecia.

Uma quarta necessidade: reunir estas músicas num único canal, onde as pessoas que participam das CEBs, e outras pessoas que já não participam de nada dentro da Igreja, mas que estão nos Movimentos Sociais ou em outros serviços, possam ouvi-las e baixá-las, com rapidez, segurança e qualidade.

Nas canções que já estão postadas no canal Músicas da Caminhada, tivemos a preocupação de saber quem é o compositor ou compositora da canção, o/a intérprete, em qual LP ou CD está gravada, o ano; além disso, colocamos uma breve resenha, dando os devidos créditos.

O objetivo do Canal é evangelizar através da música. Se destina a todas as pessoas de boa vontade que queiram relembrar ou conhecer toda uma proposta de Igreja através das músicas que eram cantadas e executadas no Brasil após o término do Concílio Ecumênico Vaticano II, Conferência de Medellín, Conferência de Puebla, chegando até os dias atuais.

 Observamos que estas músicas, geralmente, não são tocadas na programação das rádios e TVs católicas. Há algum motivo para isso acontecer?

Nas últimas décadas testemunhamos uma mudança no cenário de Igreja, de uma vivência mais pastoral, mais pé no chão, para uma vivência mais espiritualista, com pouco interesse para as questões sociais.

Um outro fator: as gravadoras católicas não investem mais em artistas da caminhada; em sua maioria, e isto pode ser notado nas prateleiras das lojas católicas onde ficam expostos os CDs e DVDs de artistas católicos, há apenas um segmento. Perguntamo-nos: está em jogo a Evangelização ou a lei do mercado? Acreditamos que há espaço para vários segmentos, inclusive o das Músicas da Caminhada.

 Como podemos definir quais sejam as chamadas “Músicas da Caminhada”? Há critérios?

 O papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, n. 176, nos diz: “Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo”. As Músicas da Caminhada, fazem o que pede o papa Francisco.

É um título que temos utilizado para identificar as canções com mensagens sócio religiosas, com mensagens que estão de acordo com passagens do Primeiro e do Segundo Testamento, em especial, dos Evangelhos.

Veiculam mensagens que deixam evidentes o conteúdo do anúncio da fé, a denúncia contra tudo que ameaça à dignidade humana, ou seja, que explicita a dimensão profética da experiência judaico cristã do Deus da vida.

São músicas que o povo costuma chamar de “pé no chão”. Por causa da excelente qualidade, quando são tocadas, a assembleia reunida sabe cantar sem o auxílio das letras. São músicas que acompanham e acompanharam a caminhada do povo santo de Deus. 

Como fica a questão dos direitos autorais?

Não tem somente a música, há também desenhos e fotos que ilustram cada canção, e são de autoria de outros/as artistas da caminhada. Sempre na descrição do vídeo nós temos o cuidado de dizer que “a postagem tem como objetivo divulgar a canção”. É claro que se os/as artistas se sentirem incomodados/as com a publicação, não há problema nenhum em retirá-la. Deixamos isso bem claro na apresentação do Canal. Até o presente momento, nenhum/a artista reclamou desta iniciativa; pelo contrário; elogiaram. O que nos deixa muito felizes. Queremos esclarecer que, não ganhamos nenhum centavo por qualquer canção no Canal. O Canal não tem fins lucrativos e sim educativos. Nosso trabalho é voluntário.

Como participar do canal “Músicas da Caminhada”? 

Toda pessoa de boa vontade pode participar do Canal, basta apenas se inscrever nele. Muita pessoas das Pastorais Sociais, das CEBs, dos Movimentos Sociais, estão procurando o Canal na busca por canções que embalaram suas vidas, e quando encontram, deixam recadinhos elogiando e muitas vezes sugerindo novas canções.

Trata-se de um trabalho árduo: a maioria das canções mais antigas ainda está nos discos de vinil e não é fácil encontrá-las. Aos poucos estamos construindo um lindo acervo, que servirá para pesquisadores e pesquisadoras da História da Igreja na América Latina, da Liturgia, da Teologia da Libertação. É a Rede Social ajudando na Evangelização!

Acessse o link do canal “Músicas da Caminhada

Sobre o entrevistado:

IMG_9128Emerson Sbardelotti é mestre em teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Agente de pastoral leigo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Cobilândia, Vila Velha, Espírito Santo. Catequista de crisma na CEB Nossa Senhora do Magnificat, em Jardim Marilândia, Vila Velha, Espírito Santo. Autor de Espiritualidade da Libertação Juvenil. São Leopoldo: CEBI, 2015. Autor de Poesia Pé no Chão. São Leopoldo: PUB Editorial, 2017.Correio eletrônico: sbardelottiemerson@gmail.com.

Fonte: observatoriodaevangelizacao.wordpress.com

Imagem Luis Henrique

4 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *