CEBs Diocese de Cornélio Procópio Rumo ao Intereclesial. O desafio de construir fraternidade.

O desafio de construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho para a superação da violência.

No dia 05 de novembro de 2017, na Paróquia São Francisco de Assis, em Cornélio Procópio aconteceu o Encontro de Formação com animadores e Coordenadores dos Grupos Bíblicos e delegados do Intereclesial.

O encontro teve início com a oração do Ofício Divino das Comunidades, com a animação do Seminarista Ivair, fazendo memória a todos os que colaboram para manter viva a Igreja Povo de Deus, pobre e com os pobres. A Pastoral Afro e a resistência do povo negro também foi lembrada.

O tema do Encontro foi As CEBs e os Desafios no Mundo Urbano, em sintonia com a reflexão promovida pelo Intereclesial. Dentre os diversos desafios as comunidades da Diocese de Cornélio Procópio definiu refletir sobre a violência e suas implicações na vida do povo e contou com a brilhante assessoria do Pe Cristiano, que abordou os diversos aspectos da violência, afirmando que a superação desse desafio compreende bem mais que militarização ou imposição de regras. Precisamos “desarmar” nosso coração, nossa fala, nosso agir e promover a justiça, sem a qual não alcançaremos a tão sonhada paz.

O tema e o lema do Intereclesial também foi abordado e contou com a contribuição da Leoni Alves Garcia, coordenadora das CEBs de Londrina e integrante do Secretariado do Intereclesial.

A Pastoral da Juventude    de Cornélio Procópio  contribui com uma bela apresentação teatral, apresentando o desafio dos jovens numa sociedade onde o ter se sobrepõe ao ser, as drogas e assassinatos são cada vez mais presentes no cotidiano juvenil e naturalizado pelos meios de comunicação,  e até mesmo por pessoas da comunidade, que deveriam se preocupar com o cuidado da juventude. O Grito “CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS”  emocionou os presentes e calou fundo no coração de cada um, impulsionando uma mudança de postura e atitudes mais compromissadas e proféticas, aproveitando o tema da CF 2018, que vem de encontro a superação da violência.

Momento marcante foi também a apresentação da jovem Isadora, que apresentou algumas canções e um testemunho de superação, pois nasceu privada do sentido visual, o que não a impede de vivenciar a experiencia comunitária, onde canta e toca teclado. Isadora apresentou um canção de sua autoria na qual fala do preconceito que sofrem os negros, e a necessidade de superar esse modo de relação com o outro, imagem e semelhança de Deus.

A Coordenadora das CEBs da Diocese de Cornélio Procópio Edina Lopes e o Assessor Pe Sebastião animaram as comunidades a continuarem sendo “Sal da Terra e Luz do Mundo”, conforme lema do ano do laicato, que se iniciará no próximo dia 26, exortando a todos assumirem o protagonismo na construção da Igreja que as Comunidade Eclesiais de Base acredita.

Dom Manoel, Bispo da Diocese  e Referencial das CEBs Regional Sul ll, lembro o convite do Papa Francisco para que cada cristão assuma o compromisso e a defesa do pobre, que será celebrado no próximo dia 19 de novembro.  Outro pedido de Dom Manoel aos presentes foi a participação politica e o posicionamento diante desse contexto politico corrupto  e da retirada dos direitos constitucionalmente conquistados. Solicitou que sejam encaminhados e-mails aos deputados dizendo da contrariedade  e da insatisfação que, como cristãos autênticos cada um sente nesse momento e que que ninguém tem o direito de se omitir. É dever dos cristãos  lutar pelo direito, pela justiça e pela defesa da vida.

Com as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, que se deixou encontrar pelos pobres, trabalhadores e oprimidos pescadores,  todos foram motivados a uma partilha fraterna e ao cuidado com a Casa Comum, gesto esse colocado em prática durante todo o encontro, onde os alimentos foram partilhados e  uso mínimo de descartáveis, demonstrando o  compromisso da Igreja de Cornélio Procópio  com os ensinamentos de Jesus de Nazaré.

Dom Manoel presidiu a Celebração Eucarística com a qual o encontro foi encerrado.

Colaboração: Edina Lopes CEBs Diocese Cornélio Procópio

Fotos: Vera Stolf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *