Missa dos quilombos: CEBs São Luis MA

As Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de são Luís, MA,  celebraram dois grandes eventos no mês da Consciência Negra, a missa dos quilombos dia15/11, na Igreja Nossa Senhora do Rosario dos Pretos em São Luís, e na comunidade de Munim Mirim em AXIXÁ nos dias 18 e 19/11/17.


A comunidade de Munim Mirim  que tem como Padroeira Nossa Senhora Aparecida, tem um povo muito hospitaleiro, e foi com essa gente  que acolheu a todos.  Pela manhã as famílias foram visitadas pelos missionários das CEBs e da comunidade sendo  um belo momento.
Na parte da tarde uma mesa redonda promoveu reflexão sobre os temas, DSTs, associação de moradores, quilombolas e meio ambiente.
No final da tarde houve a celebração da missa e  noite teve a animação das danças folclóricas da comunidade.


No dia 19 domingo após café aconteceu a celebração de agradecimento aos visitantes, em seguida foi feita visita ao lugar chamado de Colunas,um lugar onde tem muitas histórias e lendas contadas por gente do lugar, que vivem ali  a mais duzentos anos. A luta por liberdade, dignidade, pelo exercício da vida em cidadania pautou as e os africanos e seus descendentes desde o primeiro momento que pisaram nessa terra. A existência dos quilombos demonstra essa explícita intensão de viver em liberdade, a dignidade no exercício dessa liberdade pauta as lutas dos movimentos sociais negros ainda hoje.
Nos últimos dez anos o movimento negro obteve inúmeras vitórias, mas muitos ainda são os desafios.

Como nos anima Papa Francisco: ” Os preconceitos racial e religioso são “cruzes” que o mundo atual carrega e que acabam suscitando questionamentos entre os católicos acerca da fé na Igreja e em Jesus Cristo. …” Saibamo buscar respostas vivendo em unidade e fraternidade.

Por Neguim – CEBs Maranhão

Fotos e Texto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *