Hora do Agir!! Regional Leste II no do 14º Intereclesial das CEBs

Por Nádia Aparecida Oliveira

Conforme programação do 14º Intereclesial das CEBs, realizado em Londrina/PR, de 23 a 27 de janeiro/2018, aconteceu, nesse sábado, 27/1/2018, na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ibiporã, a reunião do Regional Leste II.  A reunião teve início com a Oração da Manhã, muito bem participada, com cantos animados pelo Grupo “Amigos de Zé Martins”. Momento forte de espiritualidade, de partilha de fé e vida.

A reunião foi coordenada por  “Santinha”, da Coordenação Estadual das CEBs/MG e contou com a presença de Dom Paulo Peixoto, Arcebispo de Uberaba, que é também Delegado nesse 14º Intereclesial; Dom Darci Nicioli, Arcebispo de Diamantina,  Assessores de CEBs, Padre Manoel Godoy, Padre Nelito e o Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz, André Luiz, além dos coordenadores regionais, delegados de delegadas do Espírito Santo e Minas Gerais, participantes do 14º Intereclesial das CEBs.

Após a oração inicial, os participantes reuniram-se em grupos, por microrregião, para refletirem e discutirem as perguntas propostas pela coordenação. Os grupos refletiram e discutiram sobre a melhor forma de fortalecer a dimensão de organização das CEBs e de como encaminhar os direitos à cidade na sua região.

Todas as discussões caminharam para a proposta de formação bíblica, com metodologia do CEBI, posicionamento firme que marque a identidade cebiana, envolvimento na luta social, participação em movimentos populares, presença e convivência  na base, na vida do povo, participação nos Conselhos  de Defesa dos Direitos dos Municípios, reconhecer as CEBs como espaço privilegiado de leigas e leigos, abrir  maior espaço para a juventude e incentivar sua participação, valorizar o Ano do Laicato com iniciativas de ações dos leigos e leigas, abrir espaço para a participação de irmãos e irmãs de outras denominações religiosas  para que se efetive o ecumenismo e as comunidades se enriqueçam com as diferenças e se unam pelo respeito

Após partilha das linhas de ações propostas pelos grupos, os participantes foram acolhidos pelas famílias hospedeiras nas paróquias, onde foi servido um delicioso almoço, num momento de confraternização, alegria e gratidão. Comida gostosa, conversa boa, cantoria,  abraços…

Minas Gerais e Espírito Santo seguem  viagem no “Trem das CEBs”, de volta à casa. No trem, mais vagões vão apitando o raiar de um tempo novo, de renovado ardor missionário, de profecia do Evangelho libertador de Jesus de Nazaré; ardor motivado pela 14º  Intereclesial das CEBs, em Londrina.  E nos corações de todos e todas, a gratidão e o reconhecimento pela dedicação, pelo trabalho árduo dos organizadores e de todos, que, de alguma forma, contribuíram para que o 14º Intereclesial acontecesse.

Vamos… Sigamos… A missão nos espera! Um mundo melhor é possível!

3 Comentário

  • Nelly

    fomos acolhidos com tanto carinho e zelo, tanto dos cleros como dos paroquianos, a Paroquia Nossa Senhora da Paz, na cidade de Ibiporã, com suas dificuldades e desafios, me animou mais na caminhada, eles foram sal e luz e fermento na construção e desafios por acreditarem que só o cuidado com o outro, sem medo de abrir sua casas para pessoas tão diferentes, no modo particular de cada um, mas iguais aos olhos do Cristo morto e ressuscitado. A familia que me adotou Chiquinho e Vera, seu filho Bruno com todo o carinho e zelo, meu eterno agradecimento, aguardando a vinda deles em minha morada na cidade de Ipatinga.
    Deus vós abençoe!

  • Ricardo Ozório

    Lamentável mesmo, como disse o senhor Hildo acima. O estado do Espírito Santo já é massacrado pela mídia nacional não divulgando seus valores e potencial humano, turístico, dentre outros. Vemos agora dentro do trem das CEBs nosso vagão, que tanto trabalhou no passado e neste encontro, ser totalmente excluído. Coordenadores e coordenadoras: ouçam também o nosso grito doa excluídos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *