Hora do Agir. CEBs Buritis RO “Aqui as CEBs é viva! Força atuante da Igreja.

Aqui as CEBs é viva, operante, marcante, chão onde as CEBs nasceu, revigorou e continua crescente. Aqui os leigos e leigas são protagonistas da história das CEBs, são a força atuante da igreja!

Encontro de formação de coordenadoras (es) das comunidades da Paróquia Santa Marta, Buritis RO, contou com a assessoria da Irmã Maria Osvânia, Padre Francisco Pároco da Paróquia Santa Marta e  Padre Paulo, que repassaram sobre a assembléia diocesana.

Irmã Maria Osvânia falou sobre a experiência vivida no 14º Intereclesial das CEBs do Brasil e sobre o  Tema: CEBs e os Desafios no Mundo Urbano, iluminando com o  Lema: Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo ( Ex 3, 7).  partilha abordou aspectos das grandes plenárias e também sobre as mini plenárias.

As experiências e os desafios partilhados no  14º Intereclesial das CEBs também  são vivenciados  nas comunidades eclesiais de base de Ariquemes, nas grandes áreas missionárias da cidade de Buritis e também dentro da própria Cidade. Muitas comunidades vivem a experiência fortíssima dos círculos bíblicos e grupos de reflexões, Lectio Divina, através da experiência da Palavra de Deus, praticam a  comunhão, a defesa da vida, da natureza, a luta por dignidade de vida, por igualdade social, por direitos humanos. Na luta,  constata-se  que não é por acaso que tantas mortes acontecem no chão, no seio dessa terra, pois há muitas injustiças, martírio de pessoas inocentes, de pessoas   que reivindicam, lutam pela vida.

Irmã Maria Osvânia faz um emocionante relato da vivencia das CEBs em Buritis RO:

“Aqui as CEBs é viva, operante, marcante, chão onde as CEBs nasceu, revigorou e continua crescente. Aqui os leigos e leigas são protagonistas da história das CEBs, são a força atuante da igreja, onde nós Religiosos e Religiosas viemos em missão de outras regiões do Brasil para somar forças, e continuar o serviço, o que eles e elas já construíram e continuam construindo juntamente com a gente.

As 96 Comunidades Eclesiais de Base, de Buritis – Rondônia, foram todas feitas pelo protagonismo dos leigos, leigas. São pessoas de fé, garra, luta, em meio a simplicidade e vivência da Palavra de Deus. Resgatando a história, os primeiros leigos protagonista dessa nossa abençoada região, evangelizaram indo de casa em casa de bicicleta, mesmo em meio as estradas longas, condições péssimas e perigosas, que ainda hoje,  persistem essas situações difíceis, porém, não desistimos de evangelizar! Se reuniam nas casas ou até mesmo debaixo das árvores. As CEBs aqui significa Vida, e Vida em ambulância! Evangelizar com fé, com a vida, com as obras, na comunhão com Cristo, com sua Palavra, com todos os irmãos e irmãs! Deus abençoe sempre todos!”

Por Irmã Maria Osvânia- CEBs do Brasil,  Buritis RO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *