CEBs: coordenações das dioceses de Crato, Iguatu e Crateús se reúnem em Juazeiro do Norte

Francisca Moreira “Nosso objetivo é fortalecê-los para que eles possam desempenhar sua missão nos aspectos pessoais, sociais e pastorais, aqui em nosso Ceará”.

As coordenações diocesanas das Comunidades Eclesiais de Bases nas dioceses de Crato, Crateús e Iguatu estão reunidas este fim de semana, dias 20, 21 e 22 de abril, no Dispensário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, participando de um encontro formativo que discute os cinco anos de pontificado do Papa Francisco e os Conselhos de Controle Social.

De acordo com a coordenadora regional, Francisca Moreira, a ideia é fortalecer as lideranças. “Nosso objetivo é fortalecê-los para que eles possam desempenhar sua missão nos aspectos pessoais, sociais e pastorais, aqui em nosso Ceará”, explicou.


Sobre o tema escolhido para a formação, o assessor, padre Anastácio Ferreira, disse ser essencial, principalmente, devido a Igreja estar vivenciando o Ano Nacional do Laicato.

“Todas as intuições que o Papa Francisco retoma, do Concílio Vaticano II, de construir uma Igreja de comunhão e participação, é uma Igreja em que todos exercem o sacerdócio comum dos fiéis que nós chamamos de tríplice missão de Cristo: sacerdotal, profética e pastoral. Neste ano do laicato isso tem fundamental importância porque a gente se preocupa tanto com a questão do leigo na Igreja e do leigo que é sal e fermento na sociedade”, disse. Já com relação aos Conselhos o desafio, segundo Geysa Granjeiro, assessora, é capacitar os conselheiros para que eles possam ter clareza sobre o papel e quais políticas defendem.

Durante os dias de encontro, além das formações, as lideranças participam de momentos de oração e convívio fraterno onde alimentam a mística, fortalecem a espiritualidade e dão encaminhamentos as atividades do bloco 3 da CNBB Regional Nordeste 1, na dinâmica de organização das CEBs.

 

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)

Fonte: site Diocese de Crato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *