Mato Grosso celebra Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras e Romaria das Terras e das Águas

Com a frase “Direitos humanos não se pede de joelhos, exige-se de pé!”, de Dom Tomás Balduíno, está sendo convocada a  1ª Romaria da Terra e das Águas e 29ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras. O tema tem como base a leitura popular da bíblia e a luta contra as desigualdades e exploração do trabalho e da terra.

A  1ª Romaria da Terra e das Águas e 29ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras irá acontecer nos dias 01º e 02 de maio em Cuiabá, com o  objetivo de fortalecer a luta pelo direito à cidade, direito à terra e à permanecia no campo com qualidade de vida e respeito à realidade camponesa.

Este ano em sua terceira edição integram a Romaria o movimento campesino, indígena, ribeirinho e quilombola, na caminhada em defesa da Água e da Terra. “Os movimentos têm se fortalecido ao longo dos anos para juntos fazerem a luta pela manutenção dos direitos que estão sendo desmontados pelo ilegítimo governo de Michel Temer”, esclarece o presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes.

Iniciado em Mato Grosso na década de 90, a Romaria dos Trabalhadores é mais do que uma homenagem aos trabalhadores do campo e da cidade, na data comemorativa no calendário internacional. A passeata faz um alerta feito em conjunto pelos movimentos sociais e religiosos, para os enfrentamentos e manutenção dos direitos da classe trabalhadora contra os abusos do capital e seus impactos contra a terra, água e direitos humanos e sociais.

COM INFORMAÇÕES DA CUT/MT E SINTEP/MT

PROGRAMAÇÃO

Dia: 01/05 – Local: SINTUF- UFMT

08h-Assembleia Popular do campo e da cidade.

09h30- Fila do Povo

12h-Almoço

14h- Atividades em Grupos – Reflexão acerca da realidade do povo do campo e da cidade.

17h- Feira Agroecologia- Produtos orgânicos, frutos da luta do trabalhador e da trabalhadora do Campo e da Economia Solidária.

19h- Celebração festiva (mística, música, teatro) em comemoração à luta dos trabalhadores e trabalhadoras

Dia: 02/05

08h- Assembleia Popular do Campo e da Cidade

09h30- Atividades por regiões/grupos/comunidades

12h-Almoço

15h- 1ª Romaria da Terra e das Águas e 29ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras, concentração na Praça Ulisses Guimarães

 

Realização: CPT, Centro Burnier, CEBs, CEBI, Paróquia S. Família, MST, CIMI, Assessoria Dep Ságuas, Economia Solidária/Caritas, CUT, Sintep – MT, Sintuf – MT, Adufmat, Seeb-MT, Sindsep-MT, JPT.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *