Encontro Fé e Política/Forania II da diocese de Crato.

“Envolver-se na política é uma obrigação para um cristão. Nós, cristãos, não podemos nos fazer de Pilatos e lavar as mãos. Não podemos! Devemos nos envolver na política porque a política é uma das formas mais elevadas da caridade, porque ela procura o bem comum.”

O primeiro Encontro Fé e Política, ocorreu nesse dia 01 de Maio na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus,em Juazeiro do Norte-Ce/Forania II da diocese de Crato.

O movimento Fé e Política  em Juazeiro do Norte, nasceu após o  Grito dos Excluídos, viu-se a necessidade das pessoas em discutir sobre a situação da política que se encontra em estado crítico  e que vem cerceando direitos sociais, fragilizando uma sociedade já tão castigada!
Diante disso, como cristãos que somos, não podíamos assistir passivos e fechar os olhos, “lavando as mãos como Pilatos”.
O movimento tem o objetivo de promover o diálogo entre Igreja e sociedade, com foco na política como “ciência para o bem comum”,  como afirma o Papa Francisco:

“Envolver-se na política é uma obrigação para um cristão. Nós, cristãos, não podemos nos fazer de Pilatos e lavar as mãos. Não podemos! Devemos nos envolver na política porque a política é uma das formas mais elevadas da caridade, porque ela procura o bem comum.

Os leigos cristãos devem trabalhar na política.

A política está muito suja, mas eu me pergunto: está suja por quê? Porque os cristãos não se envolveram nela com espírito evangélico? É uma pergunta que eu faço.

É fácil dizer que a culpa é dos outros… Mas eu, o que eu faço? Isto é um deverTrabalhar pelo bem comum é um dever do cristão.”

O encontro promoveu reflexões e diálogos tendo como metodologia o  ver, julgar e agir e suas implicações.
O participantes reafirmaram o compromisso de assumir  uma postura politica consciente, em defesa dos mais necessitados, e movidos pela esperança de uma sociedade transformadora.

Por Simone Machado e Didália Melo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *