Seminário  Pós 14º Intereclesial  Regional Norte 3 “CEBs: Um Jeito de ser Igreja – em Saída, Desafios e Perspectivas da Ação no Mundo Urbano”

  Dioceses de Porto Nacional, Tocantinópolis, Miracema, Palmas e a Prelazia de  Cristalândia

“As Comunidades Eclesiais de Base estão vivas, fortalecendo as Organizações Sociais e organismos  que caminham juntos na perspectiva de uma igreja em saída, em comunhão com o Papa Francisco.”

O Seminário  Pós 14º Intereclesial  das Cebs Norte 3, com o Lema “CEBS: Um jeito de ser igreja – em saída, desafios e perspectivas da ação no Mundo Urbano” aconteceu no CTL Pe. Josimo Morais Tavares na Diocese de Tocantinopolis com participação dos  46 delegados avaliando, relacionando os pontos positivos  e compartilhando o aprendizado  das   CEBs  nas reflexões sobre  os Desafios do Mundo urbano, no encontro acontecido em janeiro de 2018 na cidade de Londrina Pr. As falas foram unanimes:  As Comunidades Eclesiais de Base estão vivas, fortalecendo as Organizações Sociais e organismos  que caminham juntos na perspectiva de uma igreja em saída, em comunhão com o Papa Francisco. Tanto para os iniciantes, como para quem está a mais tempo  na caminhada o 14º proporcionou à  igreja vislumbrar suas forças e resistências na caminhada neste Terceiro Milênio. Como fizeram as Primeiras Comunidades Cristãs. Aprendendo e se identificando ao longo do caminho..

Foram dias que marcaram  a convivência com as famílias acolhedoras… as falas dos assessores/as, a presença dos  Bispos… o reencontro com pessoas no caminho… a  dimensão de Fé e Política e a espiritualidade encarnada que fazem parte do dinamismo das CEBs. Isto, revelou a vivacidade das  Comunidades e a força para vencer os desafios do mundo urbano de forma concreta. “O nosso jeito de ser igreja, e o nosso jeito de viver a fé” ficou marcado na  convivência e no gingado  que a letra, música e a igreja nos proporciona na dinâmica da vida no cotidiano.

Queremos parabenizar o compositor Jardel pela espiritualidade e resistência transmitida na sua composição que marcou o 14º intereclesial juntamente com  a Ampliada, Secretariado e os  Bispos que contribuíram com este processo que marca e dignifica a caminhada e o Ser igreja com o nosso rosto, o rosto do povo.

Nesse seminário tivemos a representação  de todas as dioceses, exceto de Porto Nacional com justificativa antecipada e a presença do assessor nacional Celso Pinto Carias.  A Ampliada confirmou  o nome da Maria Luiza Barbosa da Silva para continuar representando o Regional N3,  e  Maria Istélia Folha aceitou o pedido do José Carlos de diante dos diferentes desafios,   substituí-lo na ampliada Nacional.  Istélia que é uma liderança mais próxima de Dom Giovane e que já vinha contribuindo com as articulações na Ampliada Nacional assume essa nova missão para contribuir com o desenvolvimento do Regional Norte 3 e  na Ampliada Nacional. Pe Eduardo Lustosa é o assessor regional.

O Regional também aproveitou o encontro para se organizar e  expôs aos representantes das dioceses presentes a necessidade de compor a equipe completa dos articuladores/as da Ampliada Regional Norte 3 com as orientações do  Bispo Referencial Dom Giovane e do Celso Assessor Nacional. Assim aceitamos  e escolhemos dois/as articuladores/as e um/uma assessor/a diocesano das quatro dioceses  presentes, que será ampliada a equipe com a chegada das dioceses que comporão o Norte 3, a saber as Dioceses de São Felix do Araguaia Mato Grosso e Conceição do  Araguaia no Pará, após a  Assembleia dos Bispos, CNBB e a articulação de Porto Nacional.

“As CEBs continuam construindo  sua história, estão presentes e são atuantes, com grande vitalidade. Mesmo que estejamos vivendo numa conjuntura socioeclesial desafiadora, e não obstante suas evidentes contradições, a Igreja é chamada a ser sinal do Reino de Deus para o mundo, e as CEBs são chamadas a ser um sinal para a Igreja. Ainda que minoritárias e de menor visibilidade, continuam sendo fermento do evangelho, ajudando a Igreja a não perder de vista seu ideal.” (Nelito Dornelas)

Por Maria Luiza CEBs Regional N3

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *