Celebração de abertura da 41ª Romaria da Terra e das Águas destaca a violência e a ausência de justiça no Brasil

Centenas de pessoas vindas de diversas regiões da Bahia e do Brasil participaram da celebração de abertura da 41ª Romaria da Terra e das Águas, na noite desta sexta-feira (06), em Bom Jesus da Lapa (BA). Este ano, a romaria tem como tema “Justiça e Paz na terra! Compromisso e fidelidade em defesa da vida”, e o lema: “Se calarem a voz do povo, as fontes secarão”.

Esta tradição, que acontece desde 1977, tem o caráter de fortalecer a luta dos trabalhadores e trabalhadoras em defesa da vida e dos territórios tradicionalmente ocupados. É um momento em que os romeiros e romeiras anunciam e denunciam os diversos tipos de violências sofridas no campo e na cidade, das injustiças e perdas de direitos, a exemplo da população de Correntina, que reuniu cerca de dez mil pessoas nas ruas em defesa das águas em novembro de 2017.

Na homilia, Dom João Cardoso dos Santos, Bispo da Diocese local, ressaltou o compromisso e a fidelidade dos povos da terra, e reforçou o compromisso de todos nós em defesa da vida e dos pobres. Relacionou o tema da romaria ao da Campanha da Fraternidade deste ano, “A fraternidade e a superação da violência”, apresentando dados da violência no Brasil, a exemplo dos 71,5% de jovens negros e pardos assassinados, entre 15 e 29 anos, no ano passado.

Dom João, também lembrou da passagem bíblica de Amós, onde haveria um tempo em que teria fome e sede sobre a terra, mas não de pão e sim da palavra de Deus. “É a palavra que nos alimenta, e se a perdemos, perdemos também o sentido da vida”, e continuou, “quem tem fome e sede de justiça será saciado”.

Ao final da celebração, Fredson dos Santos, filho de Eduardo Pereira dos Santos, uma das lideranças do Quilombo Rio das Rãs e integrante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bom Jesus da Lapa, leu a carta de clamor dos familiares pedindo esclarecimento e celeridade da investigação por parte da polícia, pelo desaparecimento de mais de dez dias do pai.

Programação

A 41ª Romaria da Terra e das Águas segue até domingo, dia 08. Segue a programação completa:

Equipe de Comunicação CPT Bahia

                       Fotos Thomas Bauer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *