Encontro do Laicato em MT destaca “Sujeitos na Igreja em Saída, a Serviço do Reino”

Leigas e leigos de seis dioceses participaram do encontro.

Cerca de 150 cristãos leigos e leigas de Mato Grosso participaram do Encontro Regional do Laicato, no município de Barra do Garças, região do Araguaia. A atividade foi realizada pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB)/Regional Oeste II, tratou dos “Sujeitos na Igreja em Saída, a Serviço do Reino” e faz parte da programação do Ano do Laicatol. O encontro ocorreu nos dias 13, 14 e 15.

Confira galeria de fotos ao final da matéria.

O evento teve forte participação de integrantes das CEBs, pois investir na formação do laicato é uma de suas prioridades neste ano, conforme decisão tomada em Reunião Ampliada Regional no fim de 2017. A outra prioridade para este ano é a comunicação.

Participaram do Encontro Regional do Laicato cristãos leigos e leigas das dioceses de Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Primavera do Leste-Paranatinga, Rondonópolis-Guiratinga e Sinop. O encontro contou com a assessoria de Marilza Lopes Schuina, presidenta do CNLB, que fez um resgate da história do Conselho de Leigos em MT, que completa 30 anos de articulação.

 

Incentivar novas formas de produção, como a agroecologia, foi um dos compromissos assumidos no encontro

 

Foram realizadas três oficinas sobre os “areópagos modernos”, valorizando assim a atuação do cristão leigo e leiga na sociedade:  Mundo da Política;  Mundo do Trabalho, da Cultura e da Educação; Casa Comum.

Formação do laicato é uma das prioridades das CEBs em Mato Grosso neste ano.

O professor Adilson José Francisco, presidente do Conselho de Leigos da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, assessorou a oficina sobe política. Inácio Werner, do Centro Burnier Fé e Justiça, conduziu a reflexão a respeito do trabalho, cultura e educação. E o professor Dilermando Lima, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)/Barra do Garças, assessorou o tema Casa Comum.

 

Compromissos assumidos

O resultado do encontro foram os compromissos assumidos a partir das reflexões das oficinas.

Mundo da Política:

– ampliar os espaços de discussão;

– articular Escolas de Fé e Política;

– realizar o estudo em grupo das cartilhas de reflexão e orientação sobre as eleições.

 

Mundo do Trabalho, Cultura e Educação:

– criar grupos de partilha, estudo sobre direitos com os trabalhadores e trabalhadoras;

– engajar-se enquanto comunidade eclesial na comunidade escolar para participar do debate acerca das questões educacionais;

– incentivar os grupos de cultura local.

 

Casa comum:

– provocar mudança de hábito nas famílias, como não usar copos descartáveis, sacolas de plástico e outras;

– evitar a produção de lixo e fazer a coleta seletiva de eventual lixo produzido;

– incentivar as novas formas de produção, como a agroecologia.

 

“Sigamos na teimosia e na utopia pelo Reinado de Deus, que também é nosso”, disse Reginaldo Souza, presidente do CNBL/Regional Oeste II

 

Na missa de encerramento, o bispo da diocese de Barra do Garças, dom Protógenes José Luft, ressaltou a importante da missão do cristão leigo e leiga como “sal da terra e luz do mundo” nas terras de Mato Grosso.

Ações práticas do encontro saíram dos trabalhos em grupo.

O presidente do CNLB/Regional Oeste II, Reginaldo Souza Rosa, agradeceu a participação de todas e todos e deixou uma mensagem que une protagonismo e profetismo: “Sigamos na teimosia e na utopia pelo Reinado de Deus, que também é nosso”.

 

Por Marilza José Lopes Schuina, presidenta do CNLB (fotos de Marilza e CEBs/Regional Oeste II)

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *