Ampliada das CEBs Regional Sul 2: Identidade e Organização das CEBs à Luz da Igreja em Saída

“As CEBs reconhecem a força histórica dos pobres, e como Jesus assumem suas causas.”

As  Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), do Regional Sul ll –PR se reuniram nos dias 04 e 05 de agosto de 2018, na cidade de Arapongas, Diocese de Apucarana para a realização da Ampliada Regional. O encontro acontece semestralmente. O Regional é composto por 18 dioceses e 14 estiveram representadas: Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Apucarana, Maringá, Umuarama, Paranavaí, Campo Mourão, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Palmas/Francisco Beltrão, Curitiba e São José dos Pinhais.

Participaram aproximadamente 70 pessoas, coordenadores, assessores e animadores das Comunidades Eclesiais de Base, que em forma de anúncio, denúncia, profecia e celebração, apresentaram suas esperanças e preocupações  na certeza de que Deus ouve esses clamores  e renova as forças.

O encontro também envolveu a comunidade local que amorosamente acolheu aos participantes, cuidando de cada detalhe, desde a alimentação até o pernoite que se deu na casa das familias, estreitando assim a convivência. As Celebrações liturgicas aconteceram nas comunidades acolhedoras, fortalecendo as características das comunidases eclesiais de base, que se reúnem ao redor da Palavra e da Mesa.

Dom Manoel Referencial das CEBs Regional Sul ll, participou ativamente do encontro, contribuindo com sua experiência, conhecimento e compromisso com esse modo de ser Igreja.

 Pe Benedito Ferraro, Assessor Intercontinental das CEBs, assessorou a primeira parte do encontro com o tema:  “Identidade e organização das CEBs à Luz da Igreja em Saída, pedida pelo  Papa Francisco “, refletindo sobre as  05 características basilares da Identidade das Comunidades Eclesiais, elencadas pela Articulação Continental Latino-americana e Caribenha.

  • Seguimento de Jesus de Nazaré  e  o Projeto do Reino de Deus.
  • Centralidade da Palavra de Deus com a força do Espírito
  • Espiritualidade Profética e libertadora
  • Opção pelos pobres
  • Compromisso com as transformações estruturais da sociedade

As CEBs do Regional Sul ll refletiram sobre suas realidades e elencaram os elementos presentes e que  as caracterizam no Paraná. ( traremos esse material numa próxima matéria)

Na segunda parte do encontro, destacou-se o convite e o compromisso com a Romaria da Terra do Paraná, que acontecerá em 19/08/2018 em Barbosa Ferraz. O descaso e violência contra as comunidades assentadas e indígenas chegou em forma de clamores, para os quais as CEBs Regional Sul ll não podem ficar indiferentes, por isso participam ativamente na organização da Romaria.

Algumas datas para o ano de 2018/2019 foram definidas e outras comunicadas:

  • Romaria Juventudes e CEBs para Paranaguá, 02/12/2018
  • Seminário Cone Sul 18 a 27/01 em Luque – Paraguay
  • Ampliada CEBs Nacional: 24 a 27/01 em Cuiabá
  • Ampliada Regional Sul ll, 2019: 23/24 de fevereiro e 31/08 e 01/09
  • Romaria para Paranaguá, Nossa Senhora do Rocio: 3º domingo de maio
  • Sulão: 15 a 17/11 de 2019

Como parte do planejamento  das atividades das CEBs Pr, ficou definida uma Romaria ao Santuário Estadual dedicado à Padroeira Nossa Senhora do Rocio, que fica em Paranaguá.  A partir do próximo ano faremos a Romaria das CEBs no terceiro domingo de maio, reunindo as comunidades de todo o Estado, suplicando a proteção e intercessão da virgem do Rocio às nossas comunidades.

A organização do 8º Intereclesial das CEBs do Paraná,  que acontecerá na Diocese de Apucarana no ano de 2020 teve sua data e tema definidos:

Data: 18 a 21 de abril de 2020

Tema: Juventudes

Delegados: 750

Detalhes como local e outras demandas serão definidos e construídos na sequência    e pelas equipes de trabalho locais a serem constituídas.

Para Gabriela Silva, participante ativa das CEBs e  PJ,  esse é um momento de muita alegria: “ Ficamos muito contentes e esperançosos com a definição do Tema Juventudes para o 8º Intereclesial das CEBs do Paraná. Desde 2012 em Jacarezinho, no 6º Intereclesial, já me via junto à Pastoral da Juventude do nosso Regional, na incessante busca pelo espaço para se falar de Juventudes, com e para o povo das CEBs do Paraná e do Brasil. É um anseio que  vem de outros jovens que já passaram por esse espaço antes de mim”.

O encontro foi concluído com um agradecimento a todos os padres, diáconos e Bispos que profeticamente ousam acreditar, motivar e acompanhar as comunidades de base no Regional Sul ll e por todos os lugares onde esse modo de ser igreja teima em florescer.

Assim, com esperança esperançada os representantes das CEBs Regional Sul ll retornaram para suas bases, fortalecidos   pelo encontro e pela vivência da espiritualidade das CEBs, “pelo compromisso,  unindo fé e vida em todas suas dimensões: humana, econômica, social, política, cultural e ecológica; de forma festiva, criativa e participativa, vivenciando o Evangelho e fazendo memória pascal de Jesus.”

Rogamos ao Deus da Vida e a Nossa Senhora do Rocio,  Padroeira do Paraná,  que anime as CEBs, a cada dia, no cuidado com a casa comum, sororal e fraternamente.

Por Leoni Alves Garcia.

sul 2

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *