ARTE NA CAMINHADA DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE REFLEXÕES, DESAFIOS E PROPOSTAS. Zé Vicente

 

O Secretariado    está preparando o Seminário de Comunicação das CEBs, em Londrina-PR, que sediará o 14º Intereclesial, em janeiro do ano que vem, 2018. O Tema do Seminário será CEBs e os Desafios da Comunicação, prevendo também uma breve reflexão sobre a comunicação das CEBs pela Arte, pela Música e pela vida.

Pontuarei algumas questões, no sentido de contribuir com a reflexão e que entendo ser importantes para a caminhada:

  • Já estão marcados alguns outros eventos, como o Seminário com artistas, a produção de algum subsídio musical, mas aberto, para os meios de comunicação, com mais qualidade etc.?
  • Que rumo queremos imprimir a esses eventos? Como organizar melhor a nossa missão nessa área artística, nos vários campos – música, artes plásticas, moda alternativa, culinária, artesanato etc.?
  • Como planejar melhor e preparar mais a presença de artistas das comunidades e regionais nas delegações que virão para as Ampliadas e ao intereclesial?
  • Não será urgente pensarmos na criação de um Setor, com estrutura mínima e recursos, para esse serviço, mais em longo prazo. Penso que esta não é mais uma tarefa só de uma pessoa, nem de uma equipe localizada, mas é uma responsabilidade do conjunto das CEBs, através de suas instâncias representativas?
  • Estudar mais profundamente a relação arte e liturgia nas CEBs.
  • Lembramos que a CNBB, oferece o prêmio “Margarida de Prata”, a filmes brasileiros que tratam de temas coerentes com as causas defendidas pela Igreja – não seria interessante abrir para outras linguagens de artes, que brotam na Caminhada – Teatro, Artes Plásticas, Música, Poesia, Dança, Produção de Roupas…?

Parece urgente, a pesquisa mais apurada e a criação de espaços e eventos para possibilitarmos uma maior visibilidade de nossa memória artística, com a devida referência e reverência a quem cria e acredita na arte, como uma fonte viva que anima e alimenta as profundas razões de vida e organizações populares.

Agradecido pela atenção e carinho com que a turma da Ampliada Nacional, acolheu e entrou na reflexão e a sinalização para trilharmos juntos, abrindo novos caminhos para a Arte na Caminhada.

Zé Vicente – poeta-cantor

Contato: [email protected]

Originalmente publicado em novembro de 2017-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *