As pastorais sociais e a opção preferencial pelos pobres. Encontrão das CEBs do Vicariato São João, na cidade de Maiquinique-BA

Mais um encontrão das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do vicariato São João, foi realizado neste final de semana, sábado e domingo, 15 e 16.
O encontrão aconteceu na cidade de Maiquinique, paróquia Sagrado Coração de Jesus e Santa Maria Madalena e teve como tema geral “As pastorais sociais e a opção preferencial pelos mais pobres”. Tema que teve como objetivo de trabalho as pastorais que nasceram da necessidade de trabalhos com o povo e voltado para os mais necessitados dentro de um contexto social, como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Pastoral do Menor (PM), Pastoral da Sobriedade, Pastoral Carcerária e Pastoral da Criança.

O grupo de discussão FÉ E POLÍTICA, trouxe como pauta o momento atual, tendo como pano de fundo os discursos pregados por presidenciáveis incentivando um contexto violento.

O encontrão teve duas analise de conjuntura, uma no sábado, com o padre Rosenildo (Grilo) da paróquia São José de Itapetinga. Grilo falou da Doutrina Social da Igreja dentro de um contexto histórico dos documentos dos papas até o momento atual.

No domingo o diácono permanente, Luciano, da arquidiocese, falou da carta do fórum das pastorais sociais, do Fórum Nacional da Pastorais Sociais, Organismos e Setor Mobilidade Humana que integram a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que aconteceu de 31/07 a 03/08.

Ainda no domingo, a tradicional caminhada pela manhã que aconteceu nas ruas da cidade até a Igreja, onde foi celebrada missa das comunidades com o assessor das CEBs do vicariato, padre Alessandro de Itambé e o padre Reinado da paróquia acolhedora. O encontrão foi finalizado com o compromisso de em 2019 estarmos na cidade de Caatiba.

2019 nos encontramos em Caatiba! Shalom, Awere, Axé..

Fotos e texto: Joabes Rodrigues, PJR Bahia.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *