ENCONTRO DA AMPLIADA DAS CEBs DO RIO GRANDE DO SUL

Aconteceu na cidade do Rio Grande, onde as águas doces da Lagoa dos Patos se encontram com as águas salgadas do Oceano Atlântico, local do 15º Encontro estadual das CEBs (2020), o encontro da Ampliada das CEBs do Rio Grande do Sul, em 15 e 16 de setembro de 2018.

Acolhidos com muito afeto pela Comunidade São José, da Rede de Comunidades São Lucas, o berço das CEBs nesta diocese, e tendo na cozinha o pessoal da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, estiveram reunidos representantes das diversas dioceses dos pampas gaúchos, também com a presença dos irmãos e pastores Ricardo, bispo da diocese do Rio Grande e José Mário, bispo referencial estadual das CEBs e bispo emérito desta diocese.

Com muita oração e animação, enfrentamos o desafio do DISCERNIMENTO, mergulhando em análises da conjuntura em que fomos ajudados pelos professores Vilmar Pereira e Guilherme Curi. Também lemos e refletimos o manifesto dos Organismos e Pastorais Sociais da CNBB – “Resistência Democrática, unidos pela Justiça e Paz!” -, que assumimos divulgar, proclamando sobre os telhados o que conversamos entre quatro paredes. Proclamar em alto e bom som, para que a Boa Notícia da esperança de que a vitória do tirano poder não será nem absoluta e nem definitiva, enquanto houver quem lute. Pode destruir uma ou mais flores, mas não vai impedir a Primavera.

Tratamos da preparação do próximo encontro estadual (tema, lema, cartaz, texto-base, programação das reuniões, metodologia…), que deve ser um rico processo de caminhada das CEBs, uma Igreja em Saída, que enfrenta os desafios, em especial do mundo urbano, e que se faz intensamente presente na luta do povo brasileiro em defesa da Democracia e dos Direitos, tão duramente atacados com golpes e mais golpes. Nasceu uma Carta às Comunidades Eclesiais no RS, convocando ao engajamento profético neste processo.

Em sintonia com a Igreja em Saída, que, no mundo inteiro segue, com alegria e ousadia, testemunhando o Projeto do Reino para que todas e todos tenham vida, renovamos a nossa solidariedade com nosso Irmão e Pastor Francisco, bispo de Roma que nos preside na caridade, traduzida na carta que lhe será enviada.

Informe escrito por Waldir José Bohn Gass

CARTA DA AMPLIADA ESTADUAL DAS CEBs ÀS COMUNIDADES NO RS

CARTA DE APOIO AO PAPA FRANCISCO DA AMPLIADA DAS CEBs DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *