Ampliada Nacional das CEBs aos Bispos do Brasil. Comunhão se Faz com os Valores de Jesus Cristo.

Irmãos Bispos da CNBB

A nossa Ampliada Nacional das CEBs, representada por leigas, leigos e  presbíteros e religiosas, preocupada com o momento atual vos escreve de maneira fraterna.

COMUNHÃO SE FAZ COM OS VALORES DE JESUS CRISTO

Da Ampliada Nacional das Comunidades Eclesiais de Base aos irmãos bispos do Brasil

A Ampliada Nacional procura caminhar em comunhão com a Igreja Católica incorporando o pastoreio que é orientado pela CNBB. Raramente fazemos cartas de apoio a alguma causa que consideramos extremamente justas. Por acreditar que, sendo estrutura de Igreja, procuramos caminhar em sintonia com nossos bispos, mesmo que às vezes façamos alguma crítica.
Ao longo de muitos anos fomos acusados de quebrar a comunhão, de fazer escolhas contrarias a doutrina oficial da Igreja. Mas o nosso amor a Igreja nunca esmoreceu. Há quem conclua, sem razões que possam ser justificadas na Palavra de Deus, nos documentos da Igreja e na própria capacidade argumentativa, que representamos forças ocultas.
Mas diante dos acontecimentos em nosso Brasil temos assistido, não sem dor e preocupação, e até mesmo vergonha, comportamentos que parecem quebrar a comunhão de fato. Parece que certos setores da Igreja, concluindo que determinado grupo é um “demônio”, quer vencer este possível “demônio” com outro demônio. Este demônio chama a CNBB e o CIMI de “banda podre da Igreja”, e isso não podemos permitir.
Bom, se os setores identificados com “esquerda” representam o “mal” por que não fizeram uma escolha dentro do campo democrático? Nem a escolha tomista pelo mal menor justifica tal posição. As chamadas “pautas identitárias” assustam porque não há aprofundamento, e até mesmo honestidade nas discussões.
Assim sendo, percebemos que a Igreja Católica Romana no Brasil pode ser corroída em sua comunhão nos próximos anos se algo não for feito agora. Trata-se de um momento extremamente delicado. Temos visto comunidades se dividirem e famílias em combate. Uma palavra profética neste momento seria fundamental. Não para apoiar o candidato da chamada esquerda, mas para afirmar os valores fundamentais de Jesus Cristo. Uma visita de cortesia a quem afirma que a CNBB não representa os católicos é ultrajante. Temos certeza que se este candidato quiser, a presidência o receberá. Talvez, não sabemos a viabilidade, um CONSEP extraordinário seria um encaminhamento.
Irmãos, estamos aflitos. Qualquer que seja o resultado estaremos juntos com a Igreja. Mas temos rezado muito para que ao final deste processo a nossa casa não esteja dividida.
Com a intercessão de São Romero e o São Paulo VI, e o olhar carinhoso de Maria, despedimo-nos fraternalmente.

AMPLIADA NACIONAL DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE,

Em 16 de outubro de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *