Nota de solidariedade das CEBs-RS para com a CNBB: Caminho, Coragem e Ousadia!

Irmãs e irmãos de fé e companheiras/os do CAMINHO, Coragem e Ousadia!

Compartilhamos a nota de solidariedade das CEBs-RS para com a CNBB, diante dos ataques que vem sofrendo, que na verdade tentam esconder os reais interesses que estão em jogo: a ganância sem limites, visando o saque das riquezas das nações, também do Brasil, e do seu patrimônio público, bem como a super-exploração dos seus povos. E nosso irmão e pastor Sílvio, bispo de Vacaria, profeticamente proclama: “Prefiro correr o risco do erro de avaliação do que estar para o rebanho como uma “sentinela adormecida”, que embora veja o lobo se aproximando não cumpre sua missão”.
Sim, este é um desafio para todas e todos nós, Cristãos, membros do Povo de Deus, “Sal da Terra e Luz no mundo” (Mt 5,13-1), COMPROMETIDOS COM A TRANSFORMAÇÃO “até que tudo fique fermentado” (Mt 13,33), no que nos inspira São Oscar Romero: “Ainda quando nos chamem de loucos, ainda quando nos chamem de subversivos, comunistas e todos os adjetivos que se dirigem a nós, sabemos que não fazemos nada mais do que anunciar o testemunho subversivo das bem-aventuranças, que proclamam bem-aventurados os pobres, os sedentos de justiça, os que sofrem”.
Desde nosso 14º Encontro estadual das CEBs, em 2016, Farroupilha, avaliamos que estava em curso um Golpe e que só a organização, mobilização e luta popular poderia mudar essa realidade.
Nesta semana decisiva para o futuro de nossas vidas e do país, que a força criadora do Espírito, que fundou e fecundou a vida e a práxis de Romero, nos impulsionem a sermos essa Igreja em Saída, misericordiosa e profética, que, com o Deus da Vida, “vê, ouve e se solidariza com o povo que clama por causa da opressão que lhe é imposta, ajudando-o a encontrar o caminho da vida e a verdade que liberta”.
Abraços com afeto e uma semana de muitas Boas Lutas.

Waldir José
Equipe de Assessoria da Ampliada estadual das CEBs

NOTA DE SOLIDARIEDADE DAS CEBs À CNBB

Dom Jaime e demais bispos das Igrejas no RS, irmãos, pastores e companheiros deste caminho, tão cheio de percalços e ameaças, mas salpicado de ESPERANÇA: Coragem e Ousadia!
Como Ampliada Estadual das Comunidades Eclesiais de Base do RS expressamos a nossa solidariedade com a CNBB, tão duramente atacada pelo candidato à presidência Jair Bolsonaro. Fazemos nossa a afirmação de Dom Aloísio: “Como bispo da CNBB, prefiro ser chamado de “parte podre” da Igreja Católica, por causa da defesa dos direitos dos mais pobres (indígenas e outros), do que trair a fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo”. Inspirados também pela força profética de São Monsenhor Romero, nos tempos sombrios vividos em El Salvador: “Ainda quando nos chamem de loucos, ainda quando nos chamem de subversivos, comunistas e todos os adjetivos que se dirigem a nós, sabemos que não fazemos nada mais do que anunciar o testemunho subversivo das bem-aventuranças, que proclamam bem-aventurados os pobres, os sedentos de justiça, os que sofrem”.
Reforçamos as nossas preces para que sejamos uma “Igreja cada vez mais em saída, profética e misericordiosa a serviço da vida” (Linhas da Ação Evangelizadora do Regional Sul 3 – 2015 a 2019), pois sabemos da importância do nosso PROTAGONISMO nesta grave HORA HISTÓRICA que vive o país, como nos orienta Dom Sílvio, em sua nota publicada na página da Diocese de Vacaria: “Prefiro correr o risco do erro de avaliação do que estar para o rebanho como uma “sentinela adormecida”, que embora veja o lobo se aproximando não cumpre sua missão”.
Que o Espírito, que fundou e fecundou a vida de Romero e de Paulo VI, nos ilumine e conduza nesta hora tão decisiva para o país e para o mundo.
Em comunhão eclesial, nosso fraterno abraço!

Ampliada Estadual das CEBs do RS
Rio Grande/RS, 20 de outubro de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *