CEBs da Arquidiocese de Cuiabá avaliam caminhada e traçam planos para 2019

A Ampliada Arquidiocesana das Comunidades Eclesiais de Base de Cuiabá (CEBs) avalia a caminhada de 2018 e traça planos para 2019 em reunião no próximo sábado (dia primeiro de dezembro). O tema do encontro é “CEBs – Justiça e profecia a serviço da vida – Somos a Igreja em Saída”. As CEBs de Cuiabá fazem parte da Regional Oeste II, junto às dioceses de Rondonópolis-Guiratinga, Barra do Garças, Cáceres, Juína, Sinop e Primavera-Paranatinga.

A Ampliada de Cuiabá vai ocorrer sob a seguinte iluminação bíblica: “Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa; eu estava sem roupa, e me vestiram; eu estava doente, e cuidaram de mim; eu estava na prisão, e vocês foram me visitar.” (Mt 25,35-36).

A reunião vai ocorrer na Inspetoria Nossa Senhora da Paz (Irmãs Salesianas), situada na Av. Fernando Corrêa da Costa (ao lado da Escola Souza Bandeira). A Ampliada começa às 8h com o café, tem um momento formativo com o padre referencial Aloir Pacini, avaliação e planejamento e termina com uma confraternização às 17h.

 

[email protected] atuantes na igreja e na sociedade

O coordenador arquidiocesano de CEBs de Cuiabá, Dejacir da Costa Almeida, ressalta o difícil momento que o país passa, com a eleição de um presidente que desrespeita a democracia e os direitos sociais (Jair Bolsonaro),  e como a igreja deve se envolver nesta discussão. “Diante dos desafios que já estão apontando em nosso caminhar, queremos nessa Ampliada rezar nossa vida e nos informar sobre a atual conjuntura que se impõe à nossa sociedade. Esse passo é importante para nos encorajar como cristãos leigos e leigas e compreendermos as necessidades e urgências de nosso tempo. Faz-se necessário, iluminados e iluminadas pelo Espirito Santo de Deus, ousarmos sair e nos colocar a serviço das mais diversas pastorais, movimentos e organizações, a fim de transformar o mundo, num lugar possível de se viver com dignidade”.

Dejacir é coordenador das CEBs/Cuiabá.

O coordenador acrescenta que a Ampliada continua sendo um espaço aberto ao diálogo, para o planejamento dos trabalhos das CEBs e  fortalecimento de lideranças comunitárias. “E por isso nos animamos e nos esperançamos pela proposta do Papa Francisco de vivenciar a Igreja em Saída”, diz.

“Pedimos as benções de Jesus Libertador, para que continuemos firmes e animados/as na caminhada. E a intercessão de Nossa Senhora do Bom Despacho, para que as CEBs continuem sendo esse canal de escuta e diálogo da Igreja em saída”, finaliza Dejacir.

Equipe de Comunicação das CEBs/Cuiabá-Regional Oeste II

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *