Memória e Caminhada

No ano de 2000, as Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) comemoraram os 25 anos de Encontros Intereclesiais na Diocese de Ilhéus (BA), desenvolvendo o tema Memória e Caminhada, Sonhos e Compromissos. Resgatando sua memória que remonta às primeiras experiências de comunidades eclesiais nos meios populares, no início dos anos 1960, a Coordenação Nacional Ampliada de CEB’s sentiu a necessidade de assegurar a preservação de todos esses registros, dispersos e correndo o risco de se perderem.

Atendendo sua solicitação e à necessidade do “Setor CEB’s” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Universidade Católica de Brasília criou o Projeto de Pesquisa e documentação Memória e Caminhada das Comunidades Eclesiais de Base.

Os objetivos centrais deste Projeto é arquivar, atualizar os registros materiais e simbólicos sobre as CEB’s do Brasil, transformar essas informações em dados sistematizados, interpretá-los, colocá-los à disposição de pesquisadores e de distintos segmentos da própria sociedade e por fim produzir conhecimento cientificamente fundamentado para subsidiar a reflexão teórica no âmbito acadêmico e eclesial.  Integrando-se, portanto, Documentação, Pesquisa, Ensino e Extensão.

O Projeto Memória e Caminhada, incorporada à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Católica de Brasília desde Fevereiro de 2000 e articula-se em suas atividades através da Diretoria de Programas de Pastoral (DiPas).

A opção do Projeto por ocupar um espaço na blogosfera passa por uma compreensão das possibilidades que este meio oferece no sentido de dinamizar a comunicação entre o “Memória e Caminhada” com os vários setores que compõe as CEBs no Brasil e na America Latina, bem como aumentar as possibilidades de reflexão e de re-significação histórica coletiva deste movimento.

Clic no link abaixo e acesse o conteúdo do projeto Memória e Caminhada enquanto esteve com a a Universidade Católica de Brasília.

https://memoriaecaminhada.wordpress.com/

No início de 2016  a a Universidade Católica de Brasília repassou para o Centro de Memoria e Pesquisa Histórica da Puc Minas todo o material que estava sob sua responsabilidade.

Centro de Memória da PUC Minas recebe documentação das Comunidades Eclesiais de Base

(15/02/2016)  O Centro de Memória e de Pesquisa Histórica (CMPH) da PUC Minas acaba de receber 76 caixas de documentação e publicações referentes ao Projeto Memória e Caminhada, acervo relativo aos registros materiais e simbólicos das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
O conjunto documental foi formado por instâncias da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que sentiu a necessidade de agrupar as diferentes formas de registros a respeito das CEBs, uma das mais expressivas ações da Igreja Católica no Brasil decorrentes do Concílio Vaticano II. O CMPH da PUC Minas foi considerado pelos formadores do acervo como a instituição qualificada para ser a sua guardiã e depositária definitiva. Após o tratamento técnico, a importante documentação será disponibilizada para consulta.

http://portal.pucminas.br/centrodememoria/quem-somos.html

O CMPH da PUC Minas foi considerado pelos formadores do acervo como a instituição qualificada para ser a sua guardiã e depositária definitiva. Após o tratamento técnico, a importante documentação será disponibilizada para consulta.

Hoje toda a documentação está aos cuidados do Prof. Dr. Caio Cesar Boschi